Ataque dos Cães: análise do filme dirigido por Jane Campion e estrelado por Bannedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons - Víctor Graecus

3/29/2022

Ataque dos Cães: análise do filme dirigido por Jane Campion e estrelado por Bannedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons

Bennedict Cumberbatch é a estrela do sucesso da Netflix


Ataque dos Cães é um filme de 2021 dirigido por Jane Campion e baseado no livro The Power of the Dog. A trama gira em torno de dois irmãos herdeiros de uma fazenda e é estrelada por Bannedict Cumberbatch (Phil Burbank), Kirsten Dunst (Rose Gordon) e Jesse Plemons (George Burbank). O filme recebeu várias indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção e Melhor Fotografia.

Apesar de se passar no velho oeste, Ataque dos Cães oferece uma perspectiva diferente desse gênero, com um enfoque mais intimista nos personagens. A fotografia usa o cenário para realçar as atuações e o roteiro é uma adaptação coesa e bem-sucedida do livro original.

A direção de Campion usa elementos como tomadas fechadas, fotografia com tons monótonos e sonoplastia que dá enfoque em pequenos barulhos para acentuar o sentimento de cada personagem. Em vez de utilizar o oeste norte-americano para mostrar a barbárie e as dificuldades da vida no deserto, Campion usa o cenário para intensificar os sentimentos dos personagens.
Em determinado momento do filme, por exemplo, a diretora utiliza o cenário para mostrar a amplitude do campo e quanto "nada há" naquele ambiente enquanto o personagem desabafa sobre se sentir sozinho. Em outros momentos, as montanhas são utilizadas como paisagem de contemplação para que Phil viaje para seu passado.


Se esse não é figurino do cara do Monopoly eu tô maluco
A fotografia usa do cenário para potencializar o discurso e a atuação


A trama do filme é complementada por um excelente plot twist. Durante todo o filme, Phil pede a seus trabalhadores para que nunca, sob hipótese alguma, encostem em animais mortos, pois a carne exposta ao ambiente pode desenvolver doenças infecciosas. Quando Peter (Kodi Smit-McPhee) sai em sua jornada de exploração, ele tira tiras de couro do gado infectado. Cenas depois, aproveita que sua mãe deu o couro de Phil para o pessoal da carroça, e entrega as tiras à ele. O objetivo do garoto era usar seus conhecimentos em medicina para punir Phil pelos maus tratos feitos à sua mãe.

No final, Phil é infectado por antraz, desenvolve uma infecção e morre antes de receber tratamento. A cena final mostra o garoto com seu plano completo, assistindo sua mãe feliz novamente. Esse desfecho inesperado dá uma segunda camada ao filme, e não há um vilão claro na história.

Além disso, é possível perceber uma discussão sobre a sexualidade reprimida de Phil, expressa nas histórias que ele conta e na sua trave com a higiene pessoal.


Imagina o Cumberbatch segurando tua nuca assim
Nem pra colocar um bandaid na mão

Em resumo, Ataque dos Cães é um filme bem-sucedido que usa elementos como direção, fotografia e som para acentuar a narrativa, e oferece um excelente plot twist e discussões interessantes sobre os personagens.


Caso tenha gostado do conteúdo, recomendo a leitura de outros textos aqui do blog e conferir Víctor Graecus no YouTube. Acompanhe o blog para novidades. Até mais.

Nenhum comentário: